Nikos wrote:
Não existe nada no site que dê à administração a propriedade das imagens, mas se uma galeria é bloqueada, o utilizador fica sem poder apagar as suas fotos.
Se não as pode apagar, elas continuam a servir para promover o site, principalmente se existirem galerias públicas, continuam a servir para serem divulgadas nos “canais parceiros do Olhares” e para tudo o que as restantes servem, ou seja, o autor perde a posse das suas fotos e por isso os seus direitos.
Se vais fazer uma exposição numa galeria de arte, penduras as tuas fotos na parede e esperas sair de lá com elas. Mas se o dono da galeria, a meio da exposição, resolve expulsar-te de lá e não mais te deixar entrar, de quem são as fotos, quem beneficia dos seus direitos?
Vamos por partes.
1º Os direitos sobre o teu trabalho, seja ele escrito, fotográfico, fonográfico, ou videográfico, não saem da tua mão e mantêm-em-se durante 50 anos na posse da tua família, após a tua morte,ou morte do ultimo dos autores, caso haja 2, o que acontece em muitas das musicas.
2º Se és expulso do site e não fazes intenção de voltar para lá, tens de enviar um email aos administradores e exigir a supressão / apagamento das tuas galerias.
Estes deverão de o fazer o mais rápido possível, já que ao seres expulso e as tuas imagens continuarem lá, estão deste modo a utilizar o teu trabalho para se promoverem.
O caso que falas da galeria :
1º Na altura em que fosse posto na rua, trazia as imagens comigo, caso fosse impedido, voltava com a policia.
OU
Não precisava de lá voltar, a não ser no fim da exposição, e fazia contas com o dono da galeria, conforme o acordo assinado entre ambos.
2º Mesmo que te ponha na rua a pontapé os direitos das imagens são sempre teus, ele apenas está a expor mais nada, com isso ganha apenas o que estiver acordado entre ambas as partes, já que te estás a utilizar de um espaço pago e ele, dono, funciona como teu intermediário, basicamente tu precisas dele como ele de ti.
3º Basicamente ele não fica com os direitos do teu trabalho porque esteve exposto na galeria e pendurado numa parede, assim como tu não trazes a parede só porque o teu trabalho esteve lá.
O que me "assusta" nestes casos é ver que, boa se não a maioria, não sabe quais são os vossos direitos, vocês têm a SPA que vos pode informar, e nem precisam de se inscrever nela.
Sou fotografo profissional e já ando no mercado há mais de 15 anos, uma das coisas que me deu jeito no curso que fiz na AR.CO foi as aulas coma Teresa Siza, sobre os direitos de autor.
Não me leves a mal nem digo isto com o intuito de ofender, mas muitos de vocês são apenas curiosos da fotografia, gostam da arte fotográfica ,mas a vossa preocupação não vai além do meter imagens me galerias e o resto logo se vê.
Não pode ser assim, vocês têm de se informar, saber os vossos direitos e questionar, questionar, questionar antes de meterem imagens seja onde for, ou seja devem de ler as letras pequenas, lutar pelos vossos direitos, mas estarem informados.
Envia um email ao Olhares e pede a suspensão imediata da tua galeria, e não aceites conversa telefónica como foi sugerido algures por aqui a um ex-membro.