Welcome
Bem-vindo ao <strong>Fotógrafos do Olhares</strong>.

Neste momento está a visualizar este fórum como convidado, o que lhe confere um acesso limitado a várias funcionalidades.
Contudo, ao registar-se na nossa comunidade, poderá criar novos tópicos, trocar mensagens privadas com outros membros, adicionar conteúdos e aceder a várias outras opções.

O registo é rápido, simples e absolutamente gratuito, por isso, <a href="/profile.php?mode=register">entre na nossa comunidade</a>!<br />

<span style="color:#EEEEEE">
olhares fórum olhares fotografia online olhares forum olhares fotografia online galeria bloqueada 7graus impresa aeiou olhares fórum olhares fotografia online olhares forum olhares fotografia online galeria bloqueada 7graus impresa aeiou olhares fórum olhares fotografia online olhares forum olhares fotografia online galeria bloqueada 7graus impresa aeiou
<span>

sobre o Olhares.com

Relate aqui as suas más experiências com o Olhares ou comente o que por cá encontrar. Use e abuse da liberdade que nunca conheceu

sobre o Olhares.com

Postby Alfredo Muñoz de Oliveir on Wed, 02-Jul-2008 17:30

Há muito que faço parte deste site, ou antes, há muito que deixei de ser um utilizador premium e de ter fotos na minha galeria. O Olhares é um site livre, onde estamos porque queremos ou não, pagando ou não dando-nos a liberdade de escolha.
Nunca entrei em polémicas pessoais ou com a administração do site e preferi ter uma postura de apenas colocar as fotografias e ver as dos fotografos que gosto.

Porque deixei de pagar? Votações, e-mails e trinta mil comentários e votos para se conseguir ter uma fotografia na nossa escolha ou mesmo fotografia do mês, excelentes fotografos que iam passando ao lado dos grupos de amigos, esquemas estranhos para se obter visibilidades e sucessos, escolhas fracas nas fotos do mês...entre tantas outras coisas e onde o principal é não se tratar a fotografia como ela deve ser e até haver um conceito sobre fotografia que confunde aqueles que agora começam a fotografar. Na maioria dos casos falamos de manipulações, de arte gráfica cujo suporte foi uma imagem, de estéticas e uma plastica que mais tem a ver com artes graficas do que fotografia e este papel educatico que um site de fotografia deveria ter não existe.

O Olhares é um site generalista onde quem lá está o faz, quem coloca fotografias alimenta-o e em troca dá a possibilidade aos utilizadores de exporem os seus trabalhos mas, são estes sobretudo que fazem o site dando-lhe ou não qualidade.

Muitas vezes o problema principal é a pessoas saberem que o Olhares tem uma visibilidade nos motores de busca enorme, que os milhares de visitas que este site tem as pode colocar num outro patamar e daí continuarem a colocar as suas fotos.
ter um blog ou uma pagina pessoal não tem a mesma visibilidade.

Pessoalmente, não estou preocupado com visibilidades mas apenas com a fotografia que faço e para quem a faço e cansei-me de sites, sejam eles o Olhares, o mil imagens...e tantos outros nacionais ou estrangeiros pois, todos funcionam da mesma maneira e nunca encontrei nenhum que realmente tivesse um papel educativo ou que deve o verdadeiro valor á fotografia separando as águas ou criando as fronteiras entre fotografia e artes graficas.

Para mim a questão fundamental está em cada um, a liberdade de escolha entre estar e sair.

Eu criei o meu proprio projecto e é assim que vou continuar.

De nada vale gritar, criticar ou seja o que for porque está em causa uma empresa que faz dinheiro e ao sairem três entram dez e o obvio disto é a nova imagem do olhares onde o mais importante que se vê não são as fotografias mas a publicidade e é tal a confusão grafica, a confusão da leitura tirando o principal que qualquer utilizador deveria ver ao entrar, Fotografia em vez de publicidades.

Censuras, intrigas, grupos, manobras de bastidores etc....mas para mim a pergunta fundamental é onde está a Fotografia no olhares?

Por estas razões e muitas mais o olhares faz parte de um passado onde conheci gente e nada mais.

obrigado.
Alfredo Muñoz de Oliveir

Postby Nuno Machado on Thu, 03-Jul-2008 23:38

Creio que está meio certo no seu pensamento e meio errado no seu projecto. O gritar e esbracejar não é uma acção de melhoria do olhares que creio todos compreendem ser uma uma empresa com fins lucrativos onde esse factor afecta primordialmente todos os restantes, a adaptação futura do site á reacção dos utilizadores vai ditar o seu futuro mais ou menos risonho. Mas para isso é necessário reagir, reagir á necessidade de ter algo que cumpra aquilo que pessoalmente cada um preconiza, dentro ou fora do olhares, como a melhor solução não é dentro, então será fora, para isso tem de ser construída, projectada. É nesse sentido que estou aqui. Projectar algo, esse algo dificilmente pode responder a um interesse individual, por isso esta discussão.... para conceber um projecto. Abraço.
Nuno Machado

Postby Pedro Gonio on Fri, 04-Jul-2008 12:26

Achei o seu post particularmente interessante: afinal o que andamos por aqui a fazer, o que é tudo isto, para que serve?

Vim a este fórum contar a minha história recente com o Olhares, não por ter o hábito de alimentar polémicas, mas porque acho tudo o que se passou e continua a passar, absolutamente inconcebível.

Ainda não acredito que utilizadores do sul (como agora se percebeu), estejam a ver as suas fotos e comentários removidos, a sua conta paga bloqueada, as suas fotos a serem apropriadas pelo site, delays e outros tipos de retaliação, tudo porque escreveram algo no site como “51% do Olhares foi comprado pela Impresa”, ao passo que utilizadores do norte, com protestos de facto, apelos, duros e repetidos em várias fotos, que só esses tenham uma liberdade que deveria ser de todos. É muito triste quando nos apercebemos que persistem comportamentos assim no nosso país.

Ainda que nada tivesse acontecido comigo, jamais conseguiria conviver com isto, não me era possível continuar a colocar fotos (ainda por cima para retalhar) neste site. Sei que muitos conseguem continuar em silêncio, fecham os olhos, alguns ficam altamente indignados, mas somente em privado. Enquanto vai acontecendo aos outros, porquê beliscarem a sua posição de meninos bem comportados. Afinal estamos em Portugal, o país que melhor conviveu na mais longa ditadura, é histórico, somos mesmo assim. :cry:

E é claro que não me estou a referir ao seu comportamento, porque foi um dos que se cansou com uma série de absurdos, não conseguiu conviver com e, em vez de tentar ingloriamente mudar alguma coisa, inteligentemente, retirou-se para algo que certamente valeu mais a pena, tiro-lhe o chapéu.

Tem razão quando afirma que são necessários milhentos estratagemas para se conseguir colocar uma foto nas galerias púbicas (não é gafe), é necessário seduzir tudo e todos, sendo esse cansativo trabalho mais importante do que a própria foto. Mas digamos que é esse o motor de um site assim, quanto mais fazes mais lucros tens, é o esquema da recompensa, sem ele instalado, não existia Olhares nenhum, seria um site de fotografia minúsculo e quase morto.

Existem sites onde a capacidade crítica é muito mais real, julgo que o 1000imagens é um exemplo, mas repare-se no número de utilizadores que têm.

Quer em relação ao mecanismo, quer em relação à qualidade de muitas fotos nas galerias e ainda mais quando vemos todas as fotos inseridas, é óbvio que compreendo o desencanto de muitos dos que vêem a fotografia mais a sério, como julgo ser o seu caso.
Contudo, este não é propriamente um site de fotógrafos profissionais ou amadores, no sentido tradicional do termo, mas sim um fotoblog (ironicamente).

Se existem galerias como a dos DDiarte, que convivem pacificamente com pessoas que não fazem a mínima ideia do que significa profundidade de campo por exemplo, eu não vejo nenhum mal nisso, é a natureza deste site e por aí até acho saudável pois o mundo é feito de tudo e fico feliz por saber que todos têm o seu espaço, a sua oportunidade.

Já a liberdade de escolha entre entrar e sair, estar em cada um, é verdade, excepto claro está, nos casos em que não sai, mas é expulso.

Quanto ao conceito do que é fotografia, que julgo seja referido na discussão entre puristas versus liberais, para ser debatido merece um tópico dedicado, pois decerto não existirá consenso mas muitas e diversas opiniões. Digo-lhe desde já que aprecio ambos os conceitos, mas que, sobretudo na era do digital, estou completamente com os segundos.

De nada vale gritar? Pois não, tenho mesmo que concordar com a sua opinião. Aliás, já todos percebemos que, quem manda no Olhares é a agência de fazer dinheiro com a net chamada aeiou.

É perceptível que foram eles que definiram a base do novo layout, colocando enormes painéis de publicidade animada no centro e espalhando uma série de outros elementos secundários em redor, entre os quais se contam miniaturas de fotografias que, para além de mutiladas, têm assim o menor destaque que é possível.

Esta terá sido a condição para que o negócio se fizesse, com algo do género: “primeiro fazem um layout novo conforme as nossas directivas, implementam-no e quando o aprovarmos, assinamos a papelada”. Assim foi, a 11 de Junho estava instalado e a 19 estava vendido.

Portanto, puristas ou liberais, fotógrafos ou curiosos, ficaram todos com uma mão cheia de nada, pois o pouco que havia voou.
Pedro Gonio

Postby pedromartins on Fri, 04-Jul-2008 16:42

...e outra mão, cheia de coisa nenhuma, para completar a frase do Pedro Goni. Depois do que ele e o Nuno escreveram pouco haverá a acrescentar, ao menos em matéria de considerandos. Parece mais do que clara e só não verá quem de todo não quer ver ou é "cego", a natureza do "Olhares": máquina de fazer dinheiro à custa das fotos que lá são e foram colocadas, mero chamariz para atrair mais e mais "clientes" e potenciarem as visitas ao site, aumentando-lhe o valor comercial (ainda mais). Que as pessoas que colaboram ainda neste carrocel se prestem ainda a este grosseiro aproveitamento não deixa, apesar de tudo, de me surpreender. Tanto mais que ainda pagam para isto! Dir-me-ão que , doutra forma, o seu trabalho não será visível ou sê-lo-á de forma limitada, dado o número de acessos que o site tem. É uma razão. Só me ocorre é perguntar de imediato de que visibilidade estamos a falar...Da comercial ou da gratificação pessoal? Ou seja, para venderem a qualidade dos trabalhos expostos no "Olhares" ou por precisarem de ser adulados com comentários mais ou menos vazios de qualquer relevância ou interesse do ponto de vista fotográfico e artístico?
É que se é pela primeira, não me parece que a inserção de fotos no Olhares tenha alguma relevância para promover a qualidade de um fotógrafo nos dias que correm e cada vez assim será mais...
Quanto à segunda, a das palmadinhas nas costas, bom...cada uma sabe de si e das suas idiossincracias, mas pessoalmente não é de todo para isso que fotografo e exponho os meus trabalhos.

Por isto tudo, acho que o "Olhares", como site de fotografia em sentido próprio e de crítica fotográfica, não interessa. Definitivamente.

Isto, para lá das prepotências e abusos da Administração do mesmo, inaceitáveis num serviço pago.
pedromartins

Senhores e Senhoras vamos lá respeitar os srs admin

Postby Alexandre on Fri, 04-Jul-2008 17:01

Porquê usar o Olhares, quando existem tantos sites do género?

Ainda que na minha opinião em termos de funcionalidades e layout esteja sobremaneira à frente de todos os outros.

Li e reli as várias mensagens deste forum e sinceramente não vos percebo... abandonem o Olhares.com de vez. Tou lá há imenso tempo, galeria gratuita, não tenho fotos em gp e contudo acho que aquilo é fixe para partilhar os meus trabalhos.

Além do mais, estão sempre a dinamizar aquilo com encontros e concursos e sei lá mais o quê... pelo menos farto-me de receber newsletter's.

Viva o Olhares para alguns, abaixo o Olhares para outros. Vivam a fotografia que é o que interessa.

Não sou desses que bajula e lambe cus e não tou aqui para defender os admin.

Alex
Alexandre

Postby Fernando Batalha on Fri, 04-Jul-2008 17:37

Aposto que sei quem é este Alexandre..... :lol:
Fernando Batalha

Olhares for ever?

Postby ruinog on Fri, 04-Jul-2008 22:22

Alguém me enviou o link deste fórum, vim aqui por pura curiosidade,talvez um pouco doentia, admito-o, e para grande espanto meu vejo tanta gente indignada com um site de fotografia (?) e a sua administração.

Caros amigos (alguns até conheço de nome e de ver as fotografias), o Olhares não presta!

Não presta por muitas razões, mas bastará elencar três:
1. É pouco ou nada selectivo e tem imenso lixo visual;

2. O seu aspecto gráfico e a forma de apresentação das imagens é do pior que tenho visto, especialmente depois desta última alteração;

3. O sistema de votações e de comentários é ineficaz quanto a seleccionar os bons trabalhos e pernicioso e gerador de conflitos.

Eu já tive galerias pagas e gratuitas no Olhares e fui expulso para aí umas 10 vezes.
No início levei a minha participação a sério, remei contra a maré, tentei comentar e classificar as fotos sem olhar ao autor e sem pretender retribuições e...zás. Foi só criar inimizades, receber insultos e ser finalmente expulso pela administração a pedido de alguns (acho que bastantes) clientes.

Depois voltei várias vezes para gozar com a presunção, a cretinice e a falta de sentido crítico e de proporções de alguns "olheiros" que se julgam, coitados, grandes artistas, convencidos que queles comentários tipo "5 estrelas e gp" são sinceros.

Finalmente fartei-me. Enfastiei-me. Já nem por puro gozo.

Por isso vos digo, esqueçam o Olhares. Aquilo não merece a pena.
Um abraço e boas fotos.
Rui Nogueira
ruinog

Postby Ldulac on Tue, 08-Jul-2008 17:32

Mais uma vez, eu que recentemente me inscrevi neste forum, concordo com tudo o que aqui foi dito. Tudo menos uma afirmação que sinceramente não entendi.

O Pedro Gonio diz que há discriminação versus os utilizadores do Sul. Sem qualquer cinismo da minha parte aonde se baseia para afirmar isso? Porque motivo?

Eu sou do Porto, nunca tive problemas no Olhares mas tambem desde cedo não levo aquilo muito a sério, e por norma não comento fotos já que utilizo o site como fotografo e não como comentador. Mais uma vez sem cinismo gostava que me indicassem os indicios que têm dessa discriminação.

Àparte isso não posso deixar de ver nas vossas palavras a expressão da minha opinião tambem.
Ldulac

Postby Pedro Gonio on Wed, 09-Jul-2008 16:01

Ldulac wrote:O Pedro Gonio diz que há discriminação versus os utilizadores do Sul. Sem qualquer cinismo da minha parte aonde se baseia para afirmar isso? Porque motivo?

Caro Ldulac, é óbvio que pode ser sempre mal entendida a minha afirmação, mas constou neste fórum essa informação, prontamente confirmada por várias pessoas.

Se reparares, não existe (que se saiba) qualquer autor do Porto censurado. As galerias bloqueadas pertencem a autores de Sintra (eu), Faro (Jovino C Batista), Lisboa (Pedro Martins), etc.

Não é que não existam protestos de utilizadores do Porto, só que nenhum foi bloqueado e nem sequer houve uma foto removida, nem tão pouco um comentário removido…

Se me enviares o teu endereço de e-mail para pedro.gonio@gmail.com poderei demonstrar-te com exemplos o que estou a dizer, algo que não farei aqui por razões óbvias.

Nada distingue os utilizadores do Porto que protestaram dos restantes utilizadores que também o fizeram, a opinião deles é igual à minha, houve aliás uma sintonia total de protestos entre os utilizadores.

O que afirmo é que houve uma distinção completa entre a forma de lidar com os que protestaram, por parte da administração: uns viram as suas fotos, resumos e comentários removidos, tiveram delays e galerias bloqueadas e outros não sentiram qualquer tipo de censura, aliás os protestos ainda continuam online.

São factos a imputar a estes administradores e a mais ninguém!
Pedro Gonio

Postby pedromartins on Wed, 09-Jul-2008 16:11

Sobre a tal discriminação e io uso de diferentes pesos e medidaspor parte da administração, aqui fica o link da galeria pessoal de um fotógrafo do Porto, que é bem o exemplo do que foi falado neste tópico. Por muito menos do que isso (limitei-me a transcrever a notícia da aquisição de 51% da empresa proprietária do "Olhares.com", pelo "aeiou/Impresa", como causa explicativa da absoluta proridade que o Olhares passou a conceder à publicidade), retiraram-me a foto sob a qual transcrevia a notícia e de seguida, bloquearam-me o acesso ao site como assinante, "pena" que apenas terminou há dois dias (e sem qualquer aviso, quer o bloqueio, quer a "aministia"...). Ainda tem dúvidas?
pedromartins

Next

Return to Olhares.com – Incompetência e Censura