Há muito que faço parte deste site, ou antes, há muito que deixei de ser um utilizador premium e de ter fotos na minha galeria. O Olhares é um site livre, onde estamos porque queremos ou não, pagando ou não dando-nos a liberdade de escolha.
Nunca entrei em polémicas pessoais ou com a administração do site e preferi ter uma postura de apenas colocar as fotografias e ver as dos fotografos que gosto.
Porque deixei de pagar? Votações, e-mails e trinta mil comentários e votos para se conseguir ter uma fotografia na nossa escolha ou mesmo fotografia do mês, excelentes fotografos que iam passando ao lado dos grupos de amigos, esquemas estranhos para se obter visibilidades e sucessos, escolhas fracas nas fotos do mês...entre tantas outras coisas e onde o principal é não se tratar a fotografia como ela deve ser e até haver um conceito sobre fotografia que confunde aqueles que agora começam a fotografar. Na maioria dos casos falamos de manipulações, de arte gráfica cujo suporte foi uma imagem, de estéticas e uma plastica que mais tem a ver com artes graficas do que fotografia e este papel educatico que um site de fotografia deveria ter não existe.
O Olhares é um site generalista onde quem lá está o faz, quem coloca fotografias alimenta-o e em troca dá a possibilidade aos utilizadores de exporem os seus trabalhos mas, são estes sobretudo que fazem o site dando-lhe ou não qualidade.
Muitas vezes o problema principal é a pessoas saberem que o Olhares tem uma visibilidade nos motores de busca enorme, que os milhares de visitas que este site tem as pode colocar num outro patamar e daí continuarem a colocar as suas fotos.
ter um blog ou uma pagina pessoal não tem a mesma visibilidade.
Pessoalmente, não estou preocupado com visibilidades mas apenas com a fotografia que faço e para quem a faço e cansei-me de sites, sejam eles o Olhares, o mil imagens...e tantos outros nacionais ou estrangeiros pois, todos funcionam da mesma maneira e nunca encontrei nenhum que realmente tivesse um papel educativo ou que deve o verdadeiro valor á fotografia separando as águas ou criando as fronteiras entre fotografia e artes graficas.
Para mim a questão fundamental está em cada um, a liberdade de escolha entre estar e sair.
Eu criei o meu proprio projecto e é assim que vou continuar.
De nada vale gritar, criticar ou seja o que for porque está em causa uma empresa que faz dinheiro e ao sairem três entram dez e o obvio disto é a nova imagem do olhares onde o mais importante que se vê não são as fotografias mas a publicidade e é tal a confusão grafica, a confusão da leitura tirando o principal que qualquer utilizador deveria ver ao entrar, Fotografia em vez de publicidades.
Censuras, intrigas, grupos, manobras de bastidores etc....mas para mim a pergunta fundamental é onde está a Fotografia no olhares?
Por estas razões e muitas mais o olhares faz parte de um passado onde conheci gente e nada mais.
obrigado.